2 de janeiro de 2013

Receitinhas da Ariel: Lasanha de Bolo

Boa noite gente! Hoje vou fazer algo diferente, vou ensinar uma das minhas receitas favoritas. Na verdade, eu só fiz ela uma vez, e é bem fácil: A LASANHA DE BOLO DE CHOCOLATE
Precisaremos de: Bolo Nega Maluca (podem rir), Ganache e Brigadeiro Mole.
1- Bolo:
- 4 ovos
- 2 xícaras de café de açúcar
- 2 xícaras de café de farinha de trigo
- 1 xícara de chocolate em pó (do padre)
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de água quente
- 1 colher de chá de fermento
- Margarina e farinha para untar a forma
Modo de Preparo
Primeiro, arranje um recipiente que possa ser usado também para bater os ingredientes. Coloque os 4 ovos (dica: quebre os ovos em um copo para certificar-se de que nenhum está estragado, depois coloque-os na vasilha. EXPERIÊNCIA PRÓPRIA). Depois disso, coloque as duas xícaras de farinha e as duas de açúcar. Coloque o chocolate em pó e o óleo. Agora é hora de bater a massa. Bata um pouco na batedeira até ficar cremoso. Esquente uma xícara de água por aproximadamente 40 segundos no micro-ondas, e vá colocando aos poucos conforme for batendo a massa. Quando terminar de colocar a água, a massa deve estar escorrendo rapidamente dos garfos, bem brilhante e homogênea. Coloque o fermento, e bata mais um pouco.
Para untar a forma, passe margarina por todo o seu interior (aonde vai o bolo, obviamente), pode ser com o dedo. Passada a margarina, coloque um pouco de farinha, e vá virando a forma, de modo a espalhar a farinha pela margarina. Bata a forma para retirar o excesso de farinha. Não esqueça de untar as laterais da forma.
Coloque a massa na forma, tentando desperdiçar o menos possível. Coloque no forno. Com um garfo, fure o bolo de tempos em tempos. Quando o garfo sair perfeitamente seco, desligue o forno. Leva mais ou menos 30 ou 45 minutos, dependendo da potência do forno. Deixe o bolo esfriar.

2- Brigadeiro Mole:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado)
- 1 colher de margarina sem sal
- 2 colheres de chocolate em pó (vulgo, do padre)

Modo de Preparo
Coloque a margarina, espere derreter um pouco, coloque o leite condensado e o leite. Misture bem. Adicione o chocolate, e continue misturando muito bem até a mistura ficar homogênea. Deixe ferver e ficar cremoso. RECOMENDO FAZER O BRIGADEIRO QUANDO O BOLO JÁ ESTIVER PRONTO. Senão o brigadeiro ficar duro demais para ser colocado no bolo.

3- Ganache:
- 1 barra de chocolate meio amargo de 1kg (sim, daquelas gigantes com quadrados gigantes)
- Creme de leite (a quantidade pode variar)

Modo de Preparo
Divida a barra na metade. Apenas metade dela será utilizada. Derreta essa metade (o método mais fácil é banho maria), e vá misturando creme de leite até adquirir uma consistência bem cremosa, um pouco mais dura que o chocolate derreito em si. Ficará escuro e bem brilhante, com um cheiro muito gostoso. Deixe descansar, mas em um local quente, para que não endureça. Também recomendo fazer depois do bolo pronto.

MODO DE PREPARO DA LASANHA DE BOLO
Corte o bolo em cubos, e em fatias menores e de tamanhos parecidos, de modo a se parecerem com massas de lasanha, mas bem mais grossas. Faça uma camada de bolo, depois uma camada de ganache e brigadeiro. Depois mais uma camada de bolo, uma de ganache e uma de brigadeiro. Quando acabar o bolo, cubra tudo com brigadeiro, e por fim ganache (ou seja, a cobertura final é ganache).



Eu, Ariel, para fazer essa que se encontra na foto, fiz 2 receitas de tudo. Ou seja, multipliquei todos os ingredientes por 2 para fazer um bolo maior. Usei 8 ovos, 4 xícaras de farinha e açúcar... O mesmo com as coberturas e ganache e brigadeiro. Ou seja, se você quer conseguir um parecido com o meu, faça duas receitas. Rende bastante e vale a pena. Valeu pessoas, ADEUS! Espero que curtam seu bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário