18 de junho de 2013

Brasil! Mostra tua cara...

quero ver quem paga, pra gente ficar assim.

Bem, como todos, não poderia deixar passar essas manifestações históricas que se espalharam por todo o Brasil. Eu estou achando isso incrível, acho que finalmente estamos fazendo alguma coisa para mudar, finalmente estamos fazendo a diferença, finalmente nos cansamos de todo esse abuso de poder por parte do governo brasileiro. Nós siplesmente revidamos.

O motivo não é o aumento do preço da passagem de ônibus, esse pode até ter sido o estopim dos movimentos, mas não foi o motivo. Como dizem muitas fotos, cartazes, textos e afins: "Não é por R$0,20, é por direitos". O motivo é grande, é profundo.

Brasil, qual é teu negócio? O nome do seu sócio? Confia em mim.

Todos os dias ouvimos sobre os gastos do governo com a Copa das Confederações, com a Copa do Mundo e com as Olimpíadas, não mencionarei números, mas saibam apenas que passam dos bilhões. Esse dinheiro saiu daonde? Do nosso bolso. Do nosso suor, do nosso sacrifício. De dias e dias passados longe de casa, trabalhando, nos estressando e vivendo uma vida corrida, quase sem aproveitar nada. Esse dinheiro volta em benefícios para nós? Em hospitais públicos melhores, em uma educação gratuita eficiente para nossos filhos, em ruas limpas e seguras, em moradia e alimento para todos? Não, esse dinheiro vai para um estádio de futebol. Enquando pessoas morrem no corredor de hospitais esperando macas de UTI, o governo quer gastar bilhões com UM ESTÁDIO? Isso sem falar no estado da educação brasileira, na segurança pública, na desigualdade social (estamos em oitavo lugar, se não me engano, no ranking dos países com o maior índice de desigualdade social do mundo), na situação precária de várias regiões do Brasil... São tantos problemas que não consigo nem enumerar.

Tem gente morrendo de fome, de sede, gente sem energia elétrica, sem abastecimento de água, sem chance de estudar, sem... Tudo sem.

Quando saímos de casa temos medo de sermos assaltados, de sermos violentados por esse cotidiano de agressões e roubos. Eu tenho medo de ficar em frente à minha própria casa! E outra: mesmo que prendam nosso agressor, ele ficará na cadeia por alguns poucos anos, e ao invés de sair de lá reformado, sai de lá "formado" em criminalidade.

Políticos desviam milhões dos cofres públicos, além de formar quadrilhas para lavagem de dinheiro, desvio de verbas, e outros crimes de corrupção. Impõem leis e projetos que desrespeitam os direitos de uma parte da população (hoje foi aprovado um projeto de Marcos Feliciano chamado Cura Gay, só pra dar um exemplo). E ainda tem a PEC 33 e a PEC 37... Além disso tudo, os deputados recebem salários de mais ou menos 30 mil (isso o salário REAL, sem contar o que eles desviam), e têm até décimo quarto...

Enquanto isso, o brasileiro recebe um salário mínimo que não dá pra sustentar nem uma família de 3 pessoas direito (afinal o preço da comida está um absurdo também né?) e só recebe até o décimo terceiro. Além de trabalhar mais horas e dias por semana que todos os deputados e senadores juntos.

Não me convidaram pra essa festa pobre que os homens armaram pra me convencer

Esses são só alguns dos problemas... Como eu disse, é bem mais profundo do que parece. Mas tudo se resume a uma coisa: injustiça. Tudo nesse país é injusto, é desigual. Nós queremos JUSTIÇA. É isso que nós queremos. Queremos ter voz, queremos ser ouvidos. Queremos lutar por nossos direitos, por nosso país. Todos temos direito de viver em um país melhor. Todos temos direitos iguais. Todos devemos ser iguais. Chega!

Mas não deixemos que tudo isso seja em vão. Quando esse protesto acabar, que as coisas tenham realmente mudado. Vamos marcar esse momento, como o dia em que o Brasil acordou, o dia em que o povo se uniu para lutar por seus direitos, e venceu.

a pagar sem ver toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer

É isso aí. Tá na hora de mudar esse país. Na rua, protestando. Em casa, divulgando. Acreditando, torcendo, apoiando... Todo e qualquer ato sincero em favor da mudança já é uma grande ajuda.

Vídeo

Grande pátria desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair


A música, pra quem não sabe, é Brasil, do Cazuza. No caso é uma crítica aos POLÍTICOS. Não ao país em si.

Verás que um filho teu não foge à luta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário