1º- Como deveriam ter surgido:
- Um trabalhor faz um produto e o vende para ter lucro.
- Ou dois trabalhadores fazem uma sociedade e compram máquinas ou um compra uma máquina que facilita o trabalho e então se a outro(s) que tenha(m) feito a mesma coisa.
- Após um grande agrupamento de trabalhadores eles alugam o serviço de alguém para cuidar dos gastos e ganhos ou para gerenciar a atividade produtiva.
- Para garantir exclusividade destes se paga uma maior quantia do que a normal.
- Com o constante crescimento de um desses conjuntos ou a fusão de vários é necessário gerentes superiores para garantir o melhor funcionamento da fábrica.
- Com isso forma se uma marca daquele grande conjunto que busca um melhoramento constante seu e da correta divisão do trabalho e do salário, sendo este por méritos e por real quantia produzida.
2º-Como é hoje:
- Alguém obtém dinheiro em quantia considerável por algum método.
- Este alguém compra máquinas e aluga por uma quantia fixa o trabalho de outras pessoas
- Após isso ele usa seus lucros para comprar mais máquinas e alugar mais trabalho.
- Cria-se um aluguel maior pelo trabalho fixo no grupo.
- Para um avanço nos négócios ou devido a expansão constante esse alguém contrata gerentes para fiscalizar o conjunto.
- Enseguida ele contrata por fim ele cria novas empresas a partir do mesmo processo em outros locais seguindo a mesma marca(filiais).
Até aí parece ok. As únicas diferenças são que o primeiro se forma da sociedade e visa o real valor do trabalho enquanto a segunda é formada a partir do indivíduo e visa um valor de trabalho estipulado por oferta, procura e qualidade fixo. Ambos são voláteis e tem tendências a se transformarem em tiranias porém seguem conceitos diferentes, se não opostos, que os levam a colidir. Eles seguem o mesmo padrão no futuro se você pensar e são uma analogia ao capitalismo e ao socialismo.
O que quis dizer é que cada sistema se forma de uma maneira seguindo a natureza. O capitalisma é a do ser em causa própria que permite que um trabalhador em ambiente justo pode crescer e se tornar um empresário. O socialismo é juiz em prol do grupo, ou espécie, em que se alguém apresentar fortes conhecimentos poderá ascender por seus méritos e suas capacidades.
Aqui está algo para pensarem. Boa noite(madrugada). Tenham bons pesadelos com violas de roda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário