Sobre a redução da maioridade penal:
Distinguam crimes hediondos do resto. A mídia noticia MUITO mais os hediondos, mas a maior parte dos menores na Fundação Casa está lá por traficar drogas, atividade na qual entram para contribuir com a renda da famíla. De tráfico podem sim passar a crimes mais sérios, mas enquanto isso não acontece, não se esqueçam de discernir.
Jovens que cometem crimes devem ser tratados? Devem, mas JAMAIS colocados com outros presos mais velhos, com mais experiência e que provavelmente os tornariam cada vez mais violentos.
Jovens que cometem crimes hediondos, por sua vez, esses sim devem receber um tratamento mais sério. Prisão? Talvez. Um isolamento maior dentro da Fundação Casa e um tratamento semelhante a um presídio? Talvez. Mas o principal é separar esses jovens do resto.
E por fim, o principal: não se esqueçam de que esses jovens são violentos pois receberam uma FORMAÇÃO violenta. O ambiente em que cresceram facilitou isso, incentivou. O ambiente pode ser uma favela, uma família mal estruturada (rica ou não), abusivo... Não precisa ser oriundo da periferia para isso, embora seja esse o foco. Tirando psicopatas e doentes mentais, ninguém nasce cruel e violento: se torna, por ver a violência banalizada ao seu redor.
Ariel Z.